Nesta tarde fomos assistir o filme ” O Palhaço” ( direção de Selton Mello ).
Selton, além de roteirista, também é o protagonista desse filme singular.
Difícil descrevê-lo. Mesmo assim vou tentar dizendo que se trata de um filme de humor ingênuo, doce, delicado... engraçado.
Você precisa ter um olhar diferente sobre as emoções humanas para gostar dele.
Não é todo mundo que gosta de comédia e drama na mesma história.
Fotografia, enredo... tudo na dose certa. A trilha sonora é óóóótima ( como o filme é situado nos anos 70 todas as músicas são daquela década: Nelson Ned, Altemar Dutra e outros ).
Os personagens Benjamim e Valdemar ( Selton Mello e Paulo José respectivamente ) são os palhaços Pangaré e Puro Sangue. Estão fantásticos em suas interpretações.
Pai e filho correm o país levando o Circo Esperança a todos que precisam de alegria.
Em meio a tantas dificuldades ( entre elas financeiras ) Benjamin se vê num dilema existencial - nunca teve documentos, casa ou amigos que não fosse a trupe do circo.
Vê-se apaixonado por Ana ( uma expectadora do seu show ) a qual vai embora para sua cidade logo em seguida.
Benjamim resolve mudar sua vida e ir atrás de tudo aquilo que deseja – inclusive um ventilador que é sua obsessão o filme todo.
Há muitas participações especiais, entre elas Moacyr Franco ( imperdível ) como Delegado Justo. Ele simplesmente consegue roubar a cena.
" O Palhaço" é um filme rico em sentimentos e só vá assisti-lo se estiver preparado para rir e chorar ao mesmo tempo e ficar até o final dos créditos.
Linda cena com Fabiana Karla onde Benjamim diz: “... quem é que vai me fazer rir?”